Observatório da Melhoria e Eficácia da Escola


O que é?
O Observatório de Melhoria e Eficácia da Escola (OMEE), é uma organização de natureza académica e interdisciplinar, vocacionada para a promoção de estratégias de melhoria da escola cujo impacto na eficácia da escola esteja empiricamente validado.

Resultante do protocolo estabelecido entre o Ministério da Educação, das Universidades Lusíada, e diversos municípios, o Observatório de Melhoria e da Eficácia da Escola (OMEE) tem sede na Universidade Lusíada do Porto.


Emergência/enquadramento
O desempenho académico é um fenómeno multi-dimensional (factores do aluno, da família, da escola, da comunidade, das políticas educativas).
Nos últimos anos, a investigação tem dado importantes contributos para a compreensão de como os factores relativos à escola (ex. estrutura da escola, organização, etc.) têm impacto no desempenho académico dos alunos.

Estas evidências têm levado investigadores, políticos e educadores a organizarem-se em torno de um movimento caracterizado pela concretização das evidências da investigação em políticas e práticas educativas.

Este movimento é conhecido internacionalmente como School Improvement and School Effectiveness (Melhoria e eficácia da escola), é promover uma maior eficácia das escolas, através de uma melhoria constante dos processos relativos a cada escola que têm impacto no desempenho académico dos alunos.

O sistema educativo português beneficiará de uma disseminação dos conhecimento disponíveis acerca do processo de melhoria e da eficácia da escola;

A disseminação e a adopção sistemática, por parte das escolas, de uma atitude orientada para a melhoria e para a eficácia da mesma, beneficiará de uma estratégia consertada de disseminação e de promoção, no sistema de ensino nacional, das estratégias empiricamente validadas de promoção da eficácia da escola e do processo de melhoria da escola;


Objectivos
O objectivo geral do Observatório da Melhoria e da Eficácia da Escola é promover o desenvolvimento, implementação e avaliação de processos eficazes de melhoria da escola.

Os objectivos específicos são: a) disseminar o conhecimento existente acerca dos processos de melhoria da escola e da eficácia da escola junto dos agentes educativos, agentes políticos e comunidade em geral; b) apoiar o desenvolvimento, implementação e avaliação de esforços de melhoria da escola; c) desenvolver investigação relevante para o processo de melhoria da escola e para a eficácia da escola.


Estratégias de acção
A perseguição dos objectivos do Observatório da Melhoria e da Eficácia da Escola será concretizada nas seguintes a estratégias de acção:

a) Estabelecimento de parcerias com instituições nacionais e internacionais;

b) Apoio na produção de recursos (incluindo livros, documentos, check-lists, questionários, etc.) relevantes para o conhecimento que os agentes educativos têm acerca do processo de melhoria da escola e acerca da eficácia da escola;

c) Apoio às escolas na concepção, implementação e avaliação do seu plano de melhoria;

d) Apoio aos municípios na concepção, implementação e avaliação do seu Plano Municipal de Melhoria da Escola;

e) Apoio ao desenvolvimento de investigações relevantes para o processo de melhoria das escolas e para a eficácia das escolas;

f) Monitorizar a evolução dos Planos de Melhoria da Escola no sistema educativo português, através de levantamentos periódicos acerca de questões relevantes para a compreensão de como o sistema educativo português se caracteriza em termos de vários indicadores (ex. evolução do número de escolas com um plano de melhoria da escola, evolução do número de municípios com um plano municipal de melhoria da escola, dimensões incluídas nos planos de melhoria, etc.);


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