Publicações

2009

Moreira, P. (2009). Emoções e sentimentos ilustrados. Porto: Porto Editora.

Moreira, P.A.S., Machado Vaz, F., Dias, P., & Petracchi, P. (2009). Psychometric properties of the Portuguese version of the School Engagement Instrument. Canadian Journal of School Psycholoy, 24(4), 303-317.

2010

Observatório de Melhoria e da Eficácia da Escola (2010). Características de escolas eficazes: Winsconsin department of public instruction . Porto: Universidades Lusíada.

Observatório de Melhoria e da Eficácia da Escola (2010). Características de municípios eficazes nos esforços de melhoria da escola. Porto: Universidades Lusíada.

Observatório de Melhoria e da Eficácia da Escola (2010). Percepção acerca das estratégias de optimização da aprendizagem da sua escola e envolvimento escolar dos alunos: Plano municipal de melhoria da escola de V. N. de Famalicão. Porto: Universidades Lusíada.

Observatório de Melhoria e da Eficácia da Escola (2010). Plano municipal de melhoria da escola: Uma introdução. Porto: Universidades Lusíada.

Observatório de Melhoria e da Eficácia da Escola (2010). Planos de melhoria da escola: Uma introdução. Porto: Universidades Lusíada.

2011

Moreira, P.; Crusellas, L.; Sá, I.; Gomes, P. & Matias, C. (2010). Evaluation of a manual-based programme for the promotion of social and emotional skills in elementary school children: Results from a 4 year study in Portugal. Health Promotion International, 25(3), 309-317. doi:10.1093/heapro/daq029

2012

Ferrão, E., Matos, J.M., Verdasca, J., Matos, M., Costa, M.E. & Moreira, P. (Coord.) (2012). Promoção do sucesso educativo: Projectos de pesquisa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Moreira, P., Dias, P., Vaz, F. & Freitas, S. (2012). Preditores do desempenho académico de alunos portugueses do Ensino Secundário. In E. Ferrão, J.M. Matos, J. Verdasca, M.Matos, M.E. Costa & P. Moreira (Coord.), Promoção do sucesso educativo: Projectos de pesquisa (pp.189-233). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Moreira, P. & Preto, M. (2012). Auto-regulação da aprendizagem em crianças e adolescentes filhos de vítimas de violência doméstica contra mulheres / Learning self-regulation in children and adolescents of women victims of domestic violence / intimate partner violence. Psicologia: Reflexão & Crítica / Psychology, 25(4), 730-737.http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000400012

Moreira, P. A., Oliveira, J. T., Cloninger, K. M., Azevedo, C., Sousa, A., Castro, J., & Cloninger, C. R. (2012). The psychometrics and validity of the junior temperament and character inventory in Portuguese adolescents. Comprehensive Psychiatry, 53(8), 1227-1236. doi:10.1016/j.comppsych.2012.04.014

Santos, P. & Moreira, P.M. (2012). Desenvolvimento e Validação do Questionário de Avaliação das Crenças Parentais acerca dos factores determinantes do Rendimento Académico dos seus filhos. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente / Journal of Child and Adolescent Psychology, 3(1), 15-38.

Moreira, P., Oliveira, J.T., Crusellas, L. & Lima, A. (2012). Inventário de Identificação de Emoções e Sentimentos (IIES): Estudos de desenvolvimento e de validação / Emotions and feelings identification and differentiation inventory: Development and validation studies. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente / Journal of Child and Adolescent Psychology, 3(1), 39-66.

Moreira, P., Dias, P., Pettrachi, P., Vaz, F.M. & Duarte, A. (2012). Características psicométricas da versão do Inventário de Processos de Aprendizagem para estudantes do Ensino Secundário. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente / Journal of Child and Adolescent Psychology, 3(1), 67-80.

Moreira, P., Dias, P., Vaz, F.M. & Vaz, J.M. (2012). Escolas secundárias Portuguesas com melhores e piores resultados académicos: dimensões do aluno, da família e da escola / Low and high achieving Portuguese secondary schools – student, family and school dimensions. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente / Journal of Child and Adolescent Psychology, 3(1), 81-121.

Moreira, P., Dias, P., Pettrachi, P., Vaz, F.M. (2012). Características psicométricas do Questionário de Envolvimento entre Pais e Professores. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente / Journal of Child and Adolescent Psychology, 3(1), 123-135.

2013

Moreira, P. A. S., Dias, P., Vaz, F. M., & Vaz, J. M. (2013). Predictors of academic performance and school engagement – Integrating persistence, motivation and study skills perspectives using person-centered and variable-centered approaches. Learning and Individual Differences, 24, 117-125. doi: 10.1016/j.lindif.2012.10.016.

No Prelo

Moreira, P., Pinheiro, A., Gomes, P., Cotter, M.J. & Ferreira, R (2013). Teachers’ perceptions of schooling socio-emotional needs inventory? – development and validation studies. Psychology/Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(1).



Voltar à Página Inicial