Escolas Eficazes

 

Uma escola eficaz é aquela que consegue optimizar os seus recursos (humanos e materiais), e essa optimização tem como consequência a melhoria do desempenho académico dos seus alunos.

A existência do Plano de Melhoria da Escola contribui positivamente para a melhoria e eficácia de várias dimensões da escola (e.g Black, 2008; Rothman, 2009).

As principais características comuns a escolas eficazes incluem:

Visão – ter uma estratégia definida, com objectivos e princípios que são conhecidos e partilhados pela comunidade educativa;

Liderança – ter um grupo de indivíduos que se dedicam a apoiar a comunidade educativa e a concretizar a estratégia e os objectivos;

Elevados Padrões Académicos – estabelecer padrões orientados para a mestria e para a excelência (descrevendo o que os estudantes precisam de saber e ser capazes de fazer) bem como os processos educativos e as condições necessários para atingir esses padrões;

Competências Sócio-Emocionais – promover o desenvolvimento de competências que medeiam a qualidade das experiências dos alunos e que têm impacto na qualidade das interacções entre os diversos agentes educativos. Para além de as competências sociais e emocionais mediarem vários processos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, contribuem também para o desenvolvimento dos alunos enquanto indivíduos solidários, participativos, produtivos e cidadãos responsáveis;

Parcerias entre Família, Escola e Comunidade – incentivar todos os agentes envolvidos na educação de uma criança para que participem de forma activa, colaborativa, como iguais e como parceiros no percurso académico dos membros da comunidade;

Desenvolvimento Profissional – promover oportunidades consistentes e significativas para os adultos envolvidos no contexto escolar, de modo a que se envolvam em actividades de formação contínua e aprendizagem ao longo da vida, que favorecerá uma actualização e aperfeiçoamento das práticas educativas;

Monitorização Constante – recolher e analisar os dados acerca dos estudantes, dos programas e do pessoal escolar (incluindo identificação das necessidades, formulação dos objectivos, implementação de estratégias, avaliação do impacto (Black, 2008).

 

Consulte aqui o documento completo: Características de Escolas Eficazes

 

 

Referências Bibliográficas:

Black, S. (2008). The keys to board excellence. American School Board Journal, 195(2), 34-35.

Rothman, R. (2009). Improving student learning requires district learning. Phi Delta Kappan, 91(1), 44-50.



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